Miíase Cutânea em Cães

Imagem: Arquivo Pessoal

Um de nossos cães contraiu uma infecção de ouvido e, consequen-temente, resultou em miíase cutânea (bicheira). Por conta disso buscamos informações sobre o assunto em livros e pesquisas na Internet.

A partir daí descobrimos que cães e gatos estão sujeitos a esse e tantos outros tipos de doenças. É de extrema importância observarmos nossos bichinhos,  pois qualquer anormalidade no comportamento pode  ser uma indicação de que há algo de errado com a saúde do animal.

Conforme afirmam profissionais capacitados, a bicheira é transmitida pela mosca-varejeira, a qual deposita várias larvas em um ferimento que se encontra exposto no corpo do animal, sendo que a doença pode causar lesões realmente graves, haja vista que essas se alimentam da carne.

No caso do nosso animal, as larvas se alojaram no ouvido e tiveram que ser retiradas com a ajuda de uma médica veterinária.

Caso a intervenção não seja feita de forma rápida poderá resultar em perdas irreparáveis para o animal, bem como, até a sua morte.



Não há outra maneira mais eficaz senão fazer a extração das larvas e posteriormente continuar com um tratamento para a cicatrização do ferimento.Por aqui tudo acabou tudo bem, agimos com rapidez e de forma adequada e nosso cão teve reabilitação total.

Portanto, ao primeiro sinal de miíase cutânea ou qualquer outra doença procure ajuda de um especialista, pois a saúde do  seu amigo (cão) não tem preço.

Segue a apresentação de um vídeo para que todos possam ter uma noção mais clara do problema e também da forma como são feitos os procedimentos iniciais.



Por Elio Silva em 07/03/2018.
Nota:
Elio Silva: Administrador do Blog Tupã Mosaico Filosófico (Tupã/SP,  e-mail: eliosilva401@gmail.com).
- Fotografias: Arquivo Pessoal



Miíase Cutânea em Cães Miíase Cutânea em Cães Reviewed by ELIO SILVA on 1/19/2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.