1- PESQUISA TÉCNICA
A cadeira é um dos objetos mais antigos inventados pela humanidade. No início de sua criação era um móvel utilizado por poucas pessoas, pois que as tinham, ostentavam status e dignidade, pois a cadeira trazia consigo um símbolo da posição social de quem se sentava sobre ela. Ainda nos dias de hoje, isso pode ser notado quando, por exemplo, observamos a cadeira onde se senta um Juiz no Tribunal, o Presidente de uma Empresa, o Reitor de uma Universidade, os componentes de uma mesa diretora em uma assembleia, enfim, todas essas cadeiras utilizadas nas mais diversas ocasiões destacam-se das demais, pois possuem beleza e imponência que as demais, utilizadas por pessoas ou público em comum, não possuem.
De modo histórico podemos afirmar que a cadeira data desde os tempos pré-históricos, quando o hominídeo utilizava-se de objetos pedras para servir como assento.
Já no período da Idade Média, a cadeira se tornou um artigo de luxo, possuindo modelos e armações diversas. No Brasil, a cadeira foi trazida pelos portugueses e este mobiliário substituiu redes e esteiras utilizadas pelos habitantes da época.
As cadeiras mais antigas que se tem notícia foram as cadeiras egípcias, as quais eram feitas em madeiras douradas, revestidas com metais preciosos e apoiadas sobre pernas semelhantes as formas de animais, o que é confirmado por muitas cadeiras encontradas e que possuem tais características.
Com a descoberta de técnicas de envergadura da madeira, criou-se a “Cadeira de Thonet”¹, a qual pode ser considerada com a “mãe” das cadeiras modernas. Com a Revolução Industrial acontecem grandes mudanças e peças únicas foram substituídas por peças produzidas em série. A tecnologia disponível possibilitou a criação de novos modelos com base no conceito da sua funcionalidade, o que minimizou detalhes, antes, feitos artesanalmente.
Já no século XX há um aumento de tecnologia na produção de cadeiras, acrescentando-se o uso do metal tanto no corpo, quanto nas pernas das cadeiras. Uma das primeiras cadeiras a se tronar famosa foi a “Hill House”¹ desenvolvida por Charles R. Mackintosh no ano de 1928. As cadeiras com modelos amis arrojados foram criadas por Marcel Breuer, as quais ficaram conhecidas por “Cadeiras Wassily”¹, o curioso é que ele usou como inspiração para construção dessa cadeira os tubos de sua bicicleta, tornando-se este modelo um clássico que perdura até nossos dias.
Ainda, o modelo Italiano¹ é de grande importância e influência no design das cadeiras, pois, a discrição dos seus modelos conquistou admiradores incondicionais em todo o mundo.
As cadeiras contemporâneas absorveram muito do modernismo e tem em comum o estilo mestre, onde forma e função são uma só diretriz, um só motivo para criar modelos que encantam; a cadeia continua sendo um símbolo desta criação e aparece de forma polêmica nas obras de vários artistas que em nome da auto- suficiência superam obstáculos e desenvolvem novas tecnologias. Cada vez mais vemos produtos que utilizam materiais recicláveis, madeiras de reflorestamento, aproveitamentos de materiais produzidos de forma ecologicamente correta e tingimentos com pigmentos naturais e não poluentes.
Podemos dizer que, de certa forma, a função mais requintada da cadeira foi preservada, porém, principalmente no Brasil, a cadeira marca presença na vida da familiar brasileira nas mais diferentes variações, ou seja, tamboretes, banquinhos, bancos e etc.. Já em empresas, conservam-se as qualidades de conforto e estética, uma vez que estes requisitos passam boa impressão e imagem de seriedade.
Cadeiras Thonet
3- CONSTRUÇÃO DE MAQUETE (ESCALA 1:5)
Por Elio Silva em 27/01/2018
Nota:
- Elio Silva: Administrador do Blog Tupã Mosaico Filosófico (Tupã/SP, e-mail: eliosilva401@gmail.com).
- Fotografias: Arquivo Pessoal, Internet
- Aqui um registro de atividades desenvolvidas no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
- Fotografias: Arquivo Pessoal, Internet
- Aqui um registro de atividades desenvolvidas no Curso de Arquitetura e Urbanismo.
A História da Cadeira
Reviewed by ELIO SILVA
on
6/05/2018
Rating:
Nenhum comentário: