Taxa dos Títulos Públicos

Calculadora, Cálculo, Seguro, Finanças, Contabilidade
Imagem- Pixabay
Taxa dos Títulos Públicos
A SELIC é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A SELIC foi criada em 1979, pelo Banco Central e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com o objetivo de tornar transparente e segura a negociação dos títulos públicos. A sigla SELIC é a abreviação de (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). É um sistema computadorizado, utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos. A taxa SELIC também é utilizada, pelo Banco Central, na manutenção da inflação sob controle. A cada 45 dias há uma reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) para estabelecer o valor da SELIC, que pode permanecer igual, subir ou cair. Na tomada de decisão é considerado: 
1- A conjuntura doméstica que leva em conta a inflação do mês anterior e as probabilidades da inflação futura.
2- Como está a atividade econômica do país. 
3- As nossas reservas internacionais (o montante poupado pelo país e aplicado no Tesouro de outros países no sentido de salvaguardar nossa soberania econômica) 
4- O comportamento do mercado de câmbio, principalmente o dólar. 
5- A taxa praticada no sistema interbancário.
6- Considera ainda uma gama variada de aspectos da conjuntura nacional e internacional. A taxa SELIC é a taxa que remunera os títulos públicos.
Por Aparecida Coslop em 07/01/2019

Nota:
Aparecida Coslop é  Funcionária Pública Aposentada (S.Paulo - Capital,  e-mail: acoslop8@gmail.com), e Colaboradora  Voluntária do Tupã mosaico Filosófico.
- Fotografias: Internet
Texto cedido pela autora.
Taxa dos Títulos Públicos Taxa dos Títulos Públicos Reviewed by ELIO SILVA on 1/24/2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.