O Papai Noel

O Papai Noel de Varpa

Todos dizem que Papai Noel mora na distante e fria Finlândia, sobre o círculo polar ártico, um pouco ao norte da cidade de Rovaniemi. Mas, para mim, Papai Noel mora do *Distrito de Varpa,  bem aqui perto de nós em Tupã-SP. Não pensem que estou delirando, vou explicar...

Quando criança, morando na Vila Indústria, todo início de mês recebíamos a visita de um velhinho de barba e cabelos brancos como neve (barba branca original, não estas falsas que existem por ai). O senhor de barba branca que conheci, era um simpático velhinho leto, morador de Varpa, que todo mês vinha a Tupã para receber a sua aposentadoria.

Ao pé da calçada do bar do seu Peres, um espanhol já falecido, que tinha um bar na esquina da Avenida Inglaterra com Rua Rússia, passávamos horas ouvindo as histórias do velhinho varpense.

Misturando nosso português com o idioma da sua terra natal, nos contava com uma certa nostalgia de como era a vida na sua pátria amada, falava do clima frio, do domínio dos russos sobre seu país e de como ele e a família vieram parar no Brasil.

Era fascinante ouvir histórias de uma terra tão distante e diferente da nossa, um lugar que fazia frio na maior parte do ano e a neve caia do céu como uma chuva de algodão. Magia maior ainda era ouvir tudo isso num português carregado de frases em leto e às vezes russo.

O bom velhinho da Varpa só tinha um defeito. Era chegado numa cachaça. Tudo que recebia gastava com bebidas e com doces para a garotada nos botecos da Vila Indústria. E por ali permanecia até que alguém da família fosse informado do seu paradeiro ou a polícia o levasse de carona para o Distrito de Varpa.

Refletindo sobre o velhinho leto, fico imaginando que o Distrito de Varpa tem tudo a ver com Papai Noel. Com sua paisagem bucólica e suas casas de madeira e cores tradicionais, Varpa é o cenário perfeito para se implantar um projeto de turismo voltado para a época natalina.

Com a globalização e a crescente onda de franquias, seria interessante Papai Noel ter mais uma casa de verão no trópico. Pelo que sei, no Brasil, Papai Noel já tem sua casa em Penedo, Rio de Janeiro e em Gramado, Rio Grande do Sul, Varpa seria o local perfeito na nossa região.
Que alguém possa pensar no assunto para o próximo ano, principalmente algum comerciante do ramo de presentes e brinquedos. Com a ajuda da Prefeitura poderia se fazer uma programação para o mês de dezembro, pelo menos nos finais de semana. Fico imaginando o distrito todo iluminado (uma ornamentação profissional, não a mesmice que vemos por aqui todos os anos) e Papai Noel desfilando de charrete, puxada por cavalos brancos pelas ruas do distrito.

Muitas vezes já se anunciou a morte do bom velhinho, entretanto, sua figura continua mais viva do que nunca. Ao longo de sua existência, mudou de nome várias vezes, trocou de roupa, de rosto, de idioma e de hábitos, mas permaneceu a mesma pessoa bondosa a encantar as crianças de todo o mundo.

A imagem, que conhecemos do simpático velhinho de barbas brancas, roupas vermelhas e sorriso nos lábios, nasceu de um quadro do pintor norte-americano Thomas Nast.

Apesar de a figura de Papai Noel representar mais um veículo de vendas comerciais do que um dos símbolos ligados diretamente ao nascimento de Jesus, é preciso reconhecer que ele ainda encerra certos valores que despertam, reavivam e fortalecem os sentimentos humanos e cristãos.

A figura bondosa e simpática do velhinho de barbas é uma fantasia sadia, pitoresca e de pureza em meio a um mundo cada vez mais materializado e disposto a destruir a essência do homem, que é seu próprio coração.

A todos do *DIÁRIO e aos amigos leitores, boas festas e um ano novo repleto de realizações.
Por J. Barbosa em 14/12/2005
Por J. Barbosa em 01/02/2006
Nota:
- J. Barbosa  é  Profissional do Rádio em Tupã-SP, Colaborador Voluntário Neste Blog.
- Fotografia: Internet - pixabay.com
 Texto cedido pela autor
- * Diário -Jornal Local
O Papai Noel O Papai Noel Reviewed by ELIO SILVA on 12/04/2019 Rating: 5

2 comentários:

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.