Mercado Financeiro VII

Calculadora, Cálculo, Seguro, Finanças, Contabilidade
Imagem Pixabay

Antes de continuar vamos fazer uma síntese do que já foi publicado.
O mercado financeiro teve seu início com o início do dinheiro, visto ser o dinheiro a matéria prima desse mercado.
Assim publicamos uma série com o nome de “A Origem do Dinheiro” onde partimos do mercado de escambo até os cartões bancários de crédito e débito (o chamado dinheiro de plástico).
Caso leitor queira conhecer essa história bastará escrever na busca em forma de lupa “A Origem do Dinheiro”
O leitor viajará no tempo e na história.
Publicamos também a estratificação da sociedade levando em conta o rendimento das famílias.
No “Mercado Financeiro I” tomamos conhecimento do Sistema Financeiro Nacional, com noções de Capital e o custo desse Capital, quando o negociamos. Em “Mercado Financeiro II”, ficamos conhecendo como se capitaliza e qual o custo do dinheiro nos bancos privados e demais ofertadores de crédito.
Vimos ainda a divisão do Sistema Financeiro Nacional entre instituições normativas(fiscalizadoras) e o operativo que tem contato direto com o cliente.
Em “Mercado financeiro III”, conhecemos os maiores tomadores de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Necessidade de capital das empresas e as nomenclaturas atuais, mais usadas para os profissionais desse segmento econômico.
No “Mercado Financeiro IV” ficamos conhecendo as modalidades de crédito.  
Em “Mercado Financeiro V e VI, vimos que mesmo sendo microempresário ou empresário individual é possível se capitalizar através desse banco público com uma taxa de juros infinitamente menor que as oferecidas por bancos privados.
Agora podemos continuar...
O que faz o mercado financeiro?
O mercado financeiro faz a ponte entre os agentes superavitários e os agentes deficitários.
Imagem Internet

Faz a Intermediação Financeira com o foco de proteção contra os preços futuros.
Fornece recursos financeiros para o crescimento da economia real.
A eficiência do mercado financeiro é fundamental para o crescimento das economias modernas.
Pré-requisitos da intermediação financeira
Maturidade
É o planejamento para entender a complexidade desses sistemas de trocas mantendo-se atento ao amadurecimento da economia, acompanhar o desenvolvimento tecnológico da economia do país e dos demais países do mundo.  
Existência de agentes econômicos superavitários e agentes deficitários.
Imagem Internet



Os agentes econômicos superavitários (famílias, pessoas, empresas com mais dinheiro) dispostos a financiar os agentes deficitários (famílias, pessoas, empresas etc.).
Para que isso possa ocorrer com segurança para ambos os agentes é necessário a regulação e fiscalização que ocorre através do Banco Central, CVM( Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP ( sigla para Superintendência de Seguros Privados, que é um órgão do governo responsável por controlar e fiscalizar o mercado de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguros no Brasil e está vinculado ao Ministério da Fazenda).
Os Bancos são as principais instituições do mercado financeiro, todo risco do empréstimo é assumido por eles. Assim quanto mais inadimples houver, maior será os juros cobrados por essas instituições (os altos juros é uma forma do banco se precaver pelo não pagamento do empréstimo contratado)
O banco também oferece serviços financeiros e nesse caso não assume o risco de crédito ou do negócio (ações, IPO, debentures etc.)

Bancárias

São instituições financeiras privadas ou públicas que tem como objetivo proporcionar o suprimento de recursos financeiros de curto/ médio prazo ao segmento de pessoa física e jurídica (Bancos de varejo ou comercias).
Executam operações de crédito de curto prazo (máximo de três anos).
Tem capacidade de criar moeda via multiplicador monetário, isto é, sabedor que muitos clientes deixam em suas contas pequenas quantias. Baseando-se nesse fato quando um agente deficitário pede um empréstimo bancário para socorrer sua empresa o banco pode ofertar o crédito para esse agente tendo como fonte os pequenos saldos de conta corrente dos inúmeros clientes. Assim ele cria um multiplicador monetário. O dinheiro está na conta do cliente, mas também é o dinheiro que o empresário utilizou para alavancar seu negócio. À medida que ocorre a quitação da dívida, deixa de haver a moeda que havia sido criada.
Vale salientarmos que os bancos possuem reservas financeiras em moeda, para pagamento na “boca do caixa” e assim atender os correntistas. 
Prestações de serviços financeiros via pagamento de cheques, cobranças etc.
No gráfico estão considerados apenas os bancos de varejo, ou seja, aqueles que possuem agências para atendimento ao cliente. 
Existem vários tipos de instituições bancárias, as quais serão conhecidas no próximo artigo.
Continua em Mercado Financeiro VIII
Por Aparecida Coslop em 04/06/2019
Nota:
Aparecida Coslop é  Funcionária Pública Aposentada (Est. S.Paulo,  e-mail: acoslop8@gmail.com) e Colaboradora  Voluntária do Tupã mosaico Filosófico.
- Fotografias: Internet
Texto cedido pela autora.




















































































Mercado Financeiro VII Mercado Financeiro VII Reviewed by ELIO SILVA on 1/14/2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.