Como Investir no Tesouro Direto - Parte III

Calculadora, Cálculo, Seguro, Finanças, Contabilidade

Imagem - Pixabay 

Quando compramos um título em uma corretora, se for prefixado, nos é dado o valor da taxa pela qual seremos remunerados, a data do vencimento do título e todas outras condições constantes em contrato, as quais, muitas vezes não lemos, mas que poderão impactar no valor final do nosso investimento.
Agora estamos investindo por conta própria e somos o administrador do nosso investimento. Dessa maneira todo cuidado é necessário para que tenhamos o maior lucro possível dentro da mais alta segurança.
Para que isso seja feito sem grandes dificuldades, precisamos nos munir de taxas como a que foi mostrada no  artigo “como investir III” e gráficos que nos indiquem o caminho a seguir.
Hoje vamos conhecer um site do Sistema Tesouro Nacional cujos gráficos serão de grande utilidade nas análises dos títulos. 

http://taxas-tesouro.com/

Proceda da mesma maneira como foi explicado no artigo anterior, para obter esse link em forma de atalho na tela inicial do seu celular.
Esses dois sites vão facilitar o investidor na visualização do comportamento dos seus títulos em relação ao mercado de títulos públicos federais.
O investidor poderá estar se perguntando se não seria muito mais fácil comprar um título prefixado de longo prazo e esperar correr sua trajetória até o vencimento.
Mais fácil seria, mas também seria menor o rendimento.
Isso veremos quando estudarmos Marcação a Mercado.
Na vida, nada é gratuito, se queremos ter um salário ao final do mês trabalhamos até 8 horas por dia, ou mais.
Se queremos ter um rendimento maior em títulos públicos precisamos aprender e entender as tabelas e gráficos.
Ver, entender e comparar é bem mais rápido que 8 horas de trabalho.
A princípio pode parecer difícil, mas a prática, a vontade de fazer nosso rendimento crescer com nosso esforço, vale muito a pena. Depois de familiarizados perceberão que é bem mais fácil do que parece a princípio.
Posto isso, voltemos ao link.
Ao abrir o link o investidor verá uma tela mostrando vários vencimentos de títulos.
Imagem - Ilustrativa
Esta é a disposição como aparece na tela do meu PC.
No celular aparece um após o outro. Vamos ampliar a tela.
Na tela do seu celular os títulos vão aparecer assim:
Imagem - Ilustrativa

Veja que há o valor da taxa e em seguida o símbolo indicativo de gráfico. Ao clicar nesse símbolo abrirá o gráfico do título assim:
Imagem - Ilustrativa

Esse é o gráfico do histórico da taxa do título Tesouro Prefixado 2021, nos últimos 90 dias.

Logo abaixo está o gráfico da trajetória da SELIC desde sua criação em 2002.

Imagem - Ilustrativa
Continuaremos com a explicação no próximo artigo para não ficar cansativo.
Por Aparecida Coslop em 22/01/2019


Nota:
Aparecida Coslop é  Funcionária Pública Aposentada (Est. S.Paulo,  e-mail: acoslop8@gmail.com) e Colaboradora  Voluntária do Tupã mosaico Filosófico.
- Fotografias: Internet
Texto cedido pela autora.
Como Investir no Tesouro Direto - Parte III Como Investir no Tesouro Direto - Parte III Reviewed by ELIO SILVA on 5/29/2020 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parabéns Aparecida, pela riqueza de detalhes, fazendo tudo parecer muito fácil. Admiração a todos que fazem esse blog acontecer, está excepcional. Bjs.

    ResponderExcluir

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.