Aprendendo a investir XI – Parte Final




Imagem com permissão de reuso

Marcação a Mercado XI

Um Pulo do Gato para o Investidor

Os investidores fizeram suas compras em:
Tesouro IPCA+ 2024, quando calcularam precisar dos recursos empregados para essa data e desse modo, caso a Selic venha subir, precisará aguardar apenas cinco anos até o vencimento do título para receber os valores contratados no ato da compra. Nesse grupo estão os investidores conservadores, aqueles que aplicam para uma data menor, e aceitam receber um lucro menor, para ter em mãos os rendimentos no curto prazo.

Tesouro IPCA+2035, quando calcularam precisar do capital empregado em uma data mais longa, e mesmo que a taxa viesse subir esperaria o vencimento para ter o valor contratado no ato da compra. Esse é o investidor moderado, disposto correr riscos maiores, e lucros maiores, caso tivesse de esperar o vencimento do título para daqui a 16 anos. Terá o principal e os juros creditados em sua conta no médio prazo caso a taxa Selic suba e necessite aguardar o vencimento do título.

Tesouro IPCA+2045, quando investiram para complementar sua aposentadoria ou fazendo um pé de meia para realizar um sonho de consumo que pode esperar 26 anos para ser concretizado. Caso a taxa subisse estaria disposto esperar a data do vencimento para ter o capital e a taxa creditados em sua conta corrente. São os investidores arrojados. Aqueles que assumem correr o risco de esperar 26 anos para ter seu capital e os lucros, na subida da taxa Selic, mas na certeza de ter seu lucro muito maior caso a taxa Selic caia.

Esses títulos foram comprados quando o mercado deu sinais concretos da queda da taxa Selic em julho 2019, mas já precificada prevendo a queda de 0,25% ou 0,50% na 224ª reunião do COPOM na data de 30/31 de julho.
Como a sinalização era para uma queda maior que 0,50% os investidores compraram esperando a queda de cerca de 1% ou 1,5% até meados de 2021.
Compramos e agora? Vamos ter de esperar o vencimento de todos os contratos?

Se tudo se inverter e a Taxa Selic subir, sim. Se a taxa Selic continuar a cair e se cair mais 1,5% como previsto, teremos ao final de 2021 o seguinte cenário:
Quem investiu em 2024, se a taxa desse título cair 1,5% como previsto, terá o rendimento normal creditado em seu saldo mais 1,5x6=9.
O investidor terá mais 9% do valor investido creditado em seu saldo.
Quem investiu para 2035, caso a taxa desse título venha cair 1,5% como previsto, terá o rendimento normal, creditado em seu saldo mais o número de anos que faltam para o vencimento, ou seja, 1,5x16=24.   O investidor terá 24% do valor investido creditado em seu saldo.
Quem investiu em 2045 e acreditou nas sinalizações do mercado de títulos públicos, caso a taxa desse título venha cair 1,5% depois do título comprado, terá o rendimento normal, mais 1,5x26=39.
O investidor terá 39% do valor investido, creditado no seu saldo.
Abaixo link para o relatório Focus:
https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus
Print do relatório Focus até 2022. Fonte: BCB

Agora vamos avançar no tempo sempre tendo em mente que não é um exercício de futurologia, mais a sequência do que foi informado através de gráfico e do sentimento do Mercado. Pode acontecer diferente? Sim pode! A principal determinante para um desvio do curso normal seria a alta da inflação para além da meta de 4% ao ano e um excesso de consumo aliado a queda do dólar e outros fatores econômicos como a conjuntura mundial.
Acreditando no sentimento futuro do mercado e acreditando no gráfico e sabedores que os juros mundiais estão caindo, que a conjuntura mundial ruma para uma época de recessão, com juros em queda e inflação em queda, vamos marcando a mercado.
Marcar a Mercado significa estar atento ao noticiário nacional e internacional, verificar como estão se comportando as taxas dos títulos nos quis estou investido utilizando tabela de preços e gráficos do comportamento dos títulos ao longo do mês, ou ano.
Para facilitar no link abaixo terão o histórico das taxas.

https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2031:2:0::::

Nesse link encontrarão os históricos de taxas desde a criação do Tesouro Direto para investidores pessoa física. Não nos esqueçamos que Tesouro IPCA+ = NTN-B Principal. Clique na data 2019 e terão os valores do presente ano.
Agora vamos ao link do gráfico dos títulos públicos

http://taxas-tesouro.com/

Nesse link o investidor verá a queda das taxas em gráfico.
Assim conjugando o sentimento do mercado o histórico das taxas o gráfico das taxas, os relatórios Focus seguintes saberemos a hora exata de quebrar o contrato, vender os títulos e colocar o lucro e o principal em Tesouro Selic enquanto aguardamos a taxa subir para começarmos tudo novamente.
Obrigada investidores.

Por Aparecida Coslop em 16/08 /2019
Nota:
Aparecida Coslop é  Funcionária Pública Aposentada (S.Paulo - Capital,  e-mail: acoslop8@gmail.com)
- Fotografias: Internet
Texto cedido pela autora
Aprendendo a investir XI – Parte Final Aprendendo a investir XI – Parte Final Reviewed by ELIO SILVA on 8/16/2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.