Imagem - Pixabay
O Mercado Financeiro é um ambiente abstrato(online) onde ocorre compra e venda de dinheiro, ou seja: onde investidores e tomadores de recursos se encontram para negociar.
Os Produtos oferecidos para negociação são bastante diversificados e entre tantos destacamos os títulos da dívida pública federal, negociados através do site Tesouro Direto.
Todas as transações financeiras são fiscalizadas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
Sistema Financeiro Nacional (SFN), é a composição de várias instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela sua distribuição e circulação. É o Sistema Financeiro Nacional que regula e fiscaliza os processos.
É como se fosse um conjunto de engrenagens, cada uma se movendo em uma direção, com um determinado objetivo, onde o propósito comum é o desenvolvimento do país, seu crescimento e bem-estar da nação.
Temos como exemplo de instituições financeiras, bancos, cooperativas de crédito, financeiras, bolsa de valores, casas de câmbio etc.
Neste link temos a página do Banco Central do Brasil onde os investidores poderão acessar diariamente para verificar o preço do Dólar e do Euro, a meta de inflação (4,5%) com flexibilização de 1,5 para mais ou para menos em tolerância porcentual. Encontra ainda a taxa de inflação nos últimos 12 meses que é a que remunera os títulos públicos Tesouro IPCA+. Terá sempre à mão o valor da taxa Selic, e muito mais.
https://www.bcb.gov.br/
Dentro do Mercado Financeiro, também chamado Sistema Financeiro Nacional (STF) há quatro modalidades de mercado:
O mercado monetário;
O de Câmbio;
O de Crédito;
E o Mercado de Capitais;
1 - O monetário que age no curto e curtíssimo prazo e serve para suprir as necessidades das próprias instituições financeiras, sejam entre si (mercado interbancário) ou entre o Banco Central e uma Instituição Financeira. O principal objetivo é manter a liquidez da economia. Assim se o volume de dinheiro estiver maior do que determina a política monetária estabelecida pelo Banco Central, a autoridade monetária entra vendendo títulos e retirando moedas do mercado, restabelecendo a liquidez desejada.
Imagem - Uso Livre
Quando um banco precisa reservas imediatas para suprir seu caixa ele pode recorrer a outro banco, com excesso de reservas, bastando para isso a emissão de um CDI, cujo vencimento é o dia seguinte. Todos os dias acontece emissão de CDI em um sistema monetário enxuto. O CDI é um título emitido somente de uma instituição financeira para outra instituição financeira. Será feita a média no final do dia, a taxa apurada será o CDI diário. Essas taxas quando anualizadas, darão a taxa DI que remunera os títulos privados
Imagem - Uso Livre
2 – O de Cambio, onde são realizadas as trocas das inúmeras moedas internacionais pelo Real e do Real por outras moedas. Nesse âmbito estão as grandes empresas importadora e exportadoras. O Banco Central é o órgão responsável pela administração, fiscalização e controle do mercado de Câmbio. A principal moeda de troca é o Dólar visto ser mundialmente aceito. Entretanto todas as moedas são trocadas nas transações cambiais.
Imagem: Pixabay
3 – O de Crédito, esse é o mercado onde instituições financeiras suprem a necessidade de pessoas e empresas, para quitação de suas pendências mediante juros. Esse crédito pode ser de curto, médio e longo prazo. Os créditos de curto prazo são aqueles cujo vencimento é de no máximo 2 anos. Os créditos de médio prazo são os créditos com vencimentos em até 5 anos. Os créditos de logo prazo são acima de cinco anos e geralmente seguem o sistema de parcelamento com por exemplo o crédito para compra da casa própria. Existem outras modalidades de crédito tais como cheque especial, empréstimo consignado, empréstimo pessoal, cartão de crédito etc.
Imagem: Pixabay
4 – Mercado de Capitais, muitas empresas precisam de recursos financeiros para desenvolverem seus projetos futuros, a busca de recursos para financiar esses projetos, quer sejam eles aumentos de um pavilhão na empresa, a compra de outra empresa, aquisição de máquinas etc. estão no Mercado de Capitais.
Esse mercado se divide em mercado primário e mercado secundário. O mercado primário é quando é a primeira oferta de uma empresa ao mercado, uma IPO (oferta pública de ações). Essa oferta é feita diretamente aos investidores e é também conhecida como a abertura do capital.
No mercado secundário as ações são negociadas, entre investidores, através da bolsa de Valores. O mercado de capitais se movimenta de acordo com a oferta e procura pelas ações, conforme a conjuntura do mercado, as crises econômicas locais ou mundiais etc.
O mercado financeiro é indispensável às atividades econômicas de um país. No mercado financeiro o governo do país se capitaliza vendendo seus títulos aos investidores. Também as instituições financeiras capitalizam a si mesmas vendendo CDB, capitaliza o mercado imobiliário através das LCI, ou ainda capitaliza a agricultura através das LCA.
Imagem: Pixabay
É o mercado financeiro que faz a economia fluir, quer emprestando para pessoas ou empresas, quer negociando títulos públicos e privados (através de corretoras) ou ainda capitalizando empresas através da venda de ações no Mercado de Capitais (Bolsa de Valores).
O mercado financeiro possibilita agilidade nas exportações e importações executando a troca de moedas de diversas partes do mundo e trocando moeda para o viajante a negócios ou a passeio com destino a inúmeros países do mundo.
Continua em Mercado Financeiro II
Mercado Financeiro I
Reviewed by ELIO SILVA
on
12/10/2019
Rating:
Nenhum comentário: