Mercado Financeiro

Imagem -  Pixabay

Mercado Financeiro
O Mercado Financeiro é um ambiente online onde ocorre compra e venda de valores (imobiliários, mercadorias, cambio e outros bens), ou seja: onde investidores e tomadores de recursos se encontram para negociar.
Essas transações podem ser feitas por pessoas e por empresas e é sempre intermediada por uma instituição financeira, cuja atividade deve ser autorizada pelo Banco Central.

Como exemplo de instituições financeiras temos: bancos, cooperativas, financeiras, casas de câmbio, bolsa de valores etc.
Dentro do mercado financeiro há quatro modalidades:


O de câmbio: onde são negociadas as diversas moedas mundiais (dólar, euro, real, pesos etc.)

O monetário: que age no curto e curtíssimo prazo e serve para suprir as necessidades das próprias instituições financeiras. Temos como exemplo um banco que precisa de reserva imediata para suprir seu caixa e recorre a outra instituição, emitindo um CDI (Certificado de Depósito Interbancário) com o valor de suas necessidades e cujo vencimento é o dia seguinte. O CDI é um título emitido sempre de instituição financeira para outra instituição financeira.
 Imagem - Pixabay 
O de crédito: onde as instituições financeiras suprem as necessidades das empresas e das pessoas, fornecendo crédito para quitar suas pendências, mediante um custo financeiro (Juros). Existem várias modalidades de crédito: cheque especial, empréstimo pessoal, cartão de crédito etc.

O Mercado de Capitais: nesse mercado atuam as empresas de capital aberto onde aceitam, através da Bolsa de Valores, que pessoas físicas se tornem sócias de empresas. O Mercado de Capitais é altamente volátil, variando de acordo com a oferta e procura, estando ainda sujeito as incertezas do mercado interno e externo e as crises econômicas locais e mundiais. O mercado financeiro é indispensável às atividades econômicas de um país.
No mercado financeiro o governo do país se capitaliza vendendo seus títulos aos investidores. Também as instituições financeiras capitalizam a si mesmas vendendo CDB (Certificado de Depósito Bancário), capitaliza o mercado imobiliário através das LCI (Letras de Crédito Imobiliário), ou ainda capitaliza a agricultura através das LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).

É o mercado financeiro que faz a economia fluir, quer emprestando para pessoas ou empresas, quer negociando títulos públicos e privados (através de corretoras) ou ainda capitalizando empresas através da venda de ações no Mercado de Capitais (Bolsa de Valores).

Por Aparecida Coslop em 04/01/2019

Nota:
Aparecida Coslop é  Funcionária Pública Aposentada (Est. S.Paulo,  e-mail: acoslop8@gmail.com) e Colaboradora  Voluntária do Tupã mosaico Filosófico.
- Fotografias: Internet
Texto cedido pela autora.


Mercado Financeiro Mercado Financeiro Reviewed by ELIO SILVA on 12/07/2019 Rating: 5

4 comentários:

  1. Muito bom artigo Aparecida Colosp; uma linguagem simples e objetiva.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz em poder publicar meus conhecimentos a respeito do Tesouro Direto e Mercado Financeiro em seu blog. Contar com sua ajuda e generosidade foi fundamental para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto, gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir

Recent Posts

recentposts
Tecnologia do Blogger.