Imagem - Pixabay
Modalidades: Câmbio, Monetário, Crédito, Aberto, também conhecido como Renda variável.
O Mercado Financeiro é um ambiente abstrato onde ocorre compra e venda de dinheiro, ou seja: onde investidores e tomadores de recursos se encontram para negociar. Essas transações podem ser feitas por pessoas e por empresas e é sempre intermediada por uma instituição financeira, cuja atividade deve ser autorizada pelo Banco Central.
Esses agentes intermediadores podem ser bancos, corretoras de valores. Essas instituições fazem a intermediação das operações e são responsáveis pelo encontro entre os tomadores de recursos e os investidores. Em troca da prestação de serviço, os intermediadores cobram taxas sobre as operações realizadas. São exemplos de produtos financeiros negociados neste mercado os títulos públicos e privados, os fundos de investimento imobiliário, as ações e os seguros de vida etc.
Temos como exemplo de instituições financeiras, bancos, cooperativas, financeiras, casas de câmbio, bolsa de valores etc.
Dentro do mercado financeiro há quatro modalidades:
Papel Moeda
1- O de cambio onde são negociadas as diversas moedas mundiais (dólar, euro, real, pesos etc.), entre outras.
2- O monetário que age no curto e curtíssimo prazo e serve para suprir as necessidades das próprias instituições financeiras. Temos como exemplo um banco que precisa de reserva imediata para suprir seu caixa e recorre a outra instituição, emitindo um CDI com o valor de suas necessidades e cujo vencimento é o dia seguinte. O CDI é um título emitido sempre de instituição financeira para outra instituição financeira. O CDI não é um título negociável no mercado. Sua taxa diária quando anualizada dá origem à taxa DI.
3 – O de crédito, onde as instituições financeiras suprem as necessidades das empresas e das pessoas, fornecendo credito para quitar suas pendências, mediante um custo financeiro (Juros). Existem várias modalidades de crédito: cheque especial, empréstimo pessoal, cartão de crédito etc.
4 –Mercado de Capitais. Nesse mercado atuam as empresas de capital aberto onde aceitam, através da Bolsa de Valores, que pessoas físicas se tornem sócias de empresas mediante compra de ações.
O Mundo dos Negócios
Ação é a parcela como se convencionou dividir o capital de uma empresa, permitindo assim que investidores se tornem proprietário de pequenas fatias desse empreendimento e participando do seu lucro ou arcando com o prejuízo. Quando o investidor compra ação de uma empresa, esse investidor está direcionando capital para que essa corporação possa investir no desenvolvimento do seu negócio, valorizando as ações e produzindo riquezas. O Mercado de Capitais é altamente volátil, variando de acordo com a oferta e procura, estando ainda sujeito as incertezas do mercado interno e externo e as crises econômicas locais e mundiais.
O mercado financeiro é indispensável para o desenvolvimento econômico do país. É por meio dele que o dinheiro flui das mãos de investidores (pessoas ou empresas cuja renda é superior aos gastos – os superavitários) para pessoas ou empresas que gastam mais do que tem disponível e buscam recursos financeiros – os deficitários.
No Mercado Financeiro o governo do país se capitaliza vendendo seus títulos aos investidores. Essa capitalização é utilizada na execução de grandes obras (hidroelétrica, termoelétrica, portos, aeroportos, ferrovias etc.).
Também as instituições financeiras privadas capitalizam se vendendo CDB. Essa capitalização permite ofertar crédito ao cliente que precisa de empréstimo pessoal, empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial etc.
Capitaliza o mercado imobiliário através das LCI, permitindo a construção de habitações, quando prontas, negociadas no mercado imobiliário ou ainda capitaliza a agricultura através das LCA.
É o mercado financeiro que faz a economia fluir, quer emprestando para pessoas ou empresas, quer negociando títulos públicos e privados (através de corretoras) ou ainda capitalizando empresas através da venda de ações no Mercado de Capitais (Bolsa de Valores).
Mercado Financeiro IV
Reviewed by ELIO SILVA
on
12/24/2019
Rating:
Nenhum comentário: