Imagem - Pixabay
“O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal, com sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e escritório no Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.”
CEOs,e CFOs, por muitas vezes perdem o sono pensando em investimentos que precisam fazer para colocar novos projetos em prática. Especificamente os CFOs contam com a ajuda dos profissionais da área de planejamento e controladoria, para verificar a viabilidade de investimentos.
A falta de dinheiro em caixa, números financeiros que não batem com o planejado orçamento empresarial, podem deixar o gerente de controladoria encarregado de informar que determinado projeto só poderá ser executado perante captação de recursos.
Nessa hora, vem a pergunta: Quem poderá ajudar?
Talvez seja hora de procurar por investidores ou, a solução, pode estar no BNDES.
No entanto, antes mesmo de pensar em quem poderá ajudar a injetar capital na empresa é preciso fazer uma análise bem completa sobre a viabilidade do investimento. Para essa tarefa, controllers contam com a ajuda dos Indicadores Financeiros para Análises de Investimentos
CEO,CFO = O que significa?
O mundo dos negócios é cheio de siglas com as quais precisamos nos familiarizar porque muitas vezes iremos nos deparar com essas siglas em meio a um artigo ou comentário.
Caso não saibamos o que essas siglas significam, corremos o risco de perder a noção do que e de quem estamos falando.
Assim, vou disponibilizar uma série de siglas, que não existiam até alguns anos atrás, mas com o mundo globalizado, essas siglas passaram fazer parte do mundo dos negócios e por sua vez, do cotidiano do investidor no Mercado Financeiro.
Elas tornaram-se bastante comuns quando o assunto são diretores de grandes empresas. Cada uma designa um cargo distinto, mas, afinal, o que as siglas do mundo corporativo querem dizer?
As nomenclaturas representam o chamado ‘nível C’, devido à primeira letra destas siglas, que significa a palavra “chefe”. O significado completo é “Chief ______ Officer”, com o espaço em branco representando a área da empresa que a pessoa chefia.
Então, quando se deparar com alguma sigla desse tipo, saiba que se trata do ‘Manda-Chuva’ de determinada área de uma empresa.
Conheça o significado das principais siglas:
CEO (Chief Executive Officer) – É a mais conhecida de todas. Trata-se do presidente-executivo ou diretor geral de uma empresa. Pode ser considerado também o ‘chefão’ de uma companhia, mas deve responder ao quadro de diretores.
Alguns nomes consagrados que ocuparam este cargo foram Steve Jobs, hoje substituído por Tim Cook na Apple, e Steve Ballmer na Microsoft.
CFO (Chief Financial Officer) – Diretor financeiro. Comanda as finanças da empresa e controla as metas, objetivos e orçamentos. Cuidam dos investimentos, além de supervisionar o capital da companhia.
COO (Chief Operation Officer) – Diretor operacional. Espécie de braço direito do CEO, que coordena mais de perto as rotinas de uma companhia. Dependendo da empresa, pode até carregar o título de presidente.
CMO (Chief Marketing Officer) – Diretor de marketing. Como o nome já diz, responsável por comandar as ações de marketing de uma organização.
CPO (Chief Product Officer) – Diretor de produtos. Comanda as atividades relativas aos produtos da empresa, como a concepção, o projeto e sua produção.
CTO (Chief Technology Officer) – Diretor de tecnologia. Deve comandar a área de tecnologia de uma empresa ou Pesquisa e Desenvolvimento.
CIO (Chief Information Officer) – Diretor de TI. Responsável pela área de informática de uma empresa. A diferença entre o CTO e o CIO é que o primeiro desenvolve tecnologia para vendas, enquanto o segundo cria recursos para uso interno.
Além destas, há ainda várias outras siglas que são menos utilizadas, mas também determinam cargos de alta importância dentro da corporação. Algumas chegam até mesmo a se repetir para determinar posições distintas. Confira exemplos:
CAO (Chief Accounting Officer) - Diretor de contabilidade;
CAO (Chief Academic Officer) - Diretor acadêmico, no comando de assuntos acadêmicos em uma instituição de ensino;
CBO (Chief Brand Officer) - Diretor de marca;
CBO (Chief Business Officer) - Diretor de negócios;
CCO (Chief Communications Officer) - Diretor de comunicações;
CCO (Chief Creative Officer) - Diretor criativo;
CCO (Chief Content Officer) - Diretor de conteúdo;
CDO (Chief Diversity Officer) - Diretor de diversidade. Responsável por ações de diversidade e inclusão social
CDO (Chief Design Officer) - Diretor de design;
CHRO (Chief Human Resources Officer) - Diretor de Recursos Humanos;
CLO (Chief Legal Officer) - Diretor jurídico;
CSO (Chief Science Officer) – Diretor científico. Responsável pela pesquisa e criação de novas tecnologias.
Claro que não vamos decorar essas siglas, mas se precisarmos elas estarão aqui para consultas.
Continua em Mercado Financeiro IV
Por Aparecida Coslop em 29/05/2019
Nota:
- Aparecida Coslop é Funcionária Pública Aposentada (Est. S.Paulo, e-mail: acoslop8@gmail.com) e Colaboradora Voluntária do Tupã mosaico Filosófico.
- Fotografias: Internet
- Texto cedido pela autora
- Fotografias: Internet
- Texto cedido pela autora
O Mercado Financeiro III
Reviewed by ELIO SILVA
on
12/17/2019
Rating:
Nenhum comentário: